Rádio Louvor Jovem

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Mais de 70.000 eleitores cristãos não poderão votar

Os assassinatos de cristãos em Orissa, na Índia, têm maior repercussão. Depois de sofrerem muita violência, os cristãos agora enfrentam a discriminação política nas eleições de Abril/Maio.

O conselho global de cristãos indianos (CGCI) alerta que mais de 70.000 eleitores cristãos não poderão votar nas eleições federais e locais. Os cristãos que abandonaram suas vilas para escapar da violência e os que foram embora para os estados vizinhos e estão sem os títulos de eleitor, que foram queimados durante o massacre, não podem voltar para casa.

O presidente do CGCI escreveu para o membro do conselho de eleição da Índia, requerendo que ele encontre um modo para os cristãos poderem votar.

“Para nós, o fato de os nomes dos eleitores foraçados a viverem como refugiados não estarem na lista de votação é um sinal de má vontade”, diz. Privar alguém de seu voto é um modo de “cassar os direitos civis e reprimir a minoria cristã”.

As autoridades em Kandhamal estão planejando entregar novas carteiras de identidade e duplicatas dos títulos de eleitor para a população. Entretanto, a menos que os refugiados voltem para casa, eles não poderão recebê-los.

Fontes locais afirmaram que os refugiados não podem voltar para casa porque os hindus ainda alegam que foram convertidos à força, e a discriminação continua.

“Um homem deixou o campo para voltar para a vila de Nuaschia, para poder consertar sua casa destruída durante os ataques. Depois de um dia inteiro de trabalho retirando os entulhos, ele voltou para o campo de refugiados. No dia seguinte, encontrou sua residência cheia de excrementos humanos”, diz.

O governo afirma que “é seguro voltar para casa, mas o fato é que não acreditamos nisso. Ainda há medo e insegurança. Muitos cristãos aceitaram o dinheiro oferecido como compensação pela destruição, mas compraram cabanas em outras vilas. Nenhum deles já foi para casa.”

Fonte: Missão Portas Abertas /

0 comentários:

Postar um comentário